Encontro Ibérico de Leitores de José Saramago – Ayamonte

diego mesa
maria jose medero

Este encontro tem também em simultâneo uma exposição comemolrativa que pode ser visitada nos três municípios ao mesmo tempo, constituída por diversos painéis de Saramago. Em Ayamonte esteve presente uma exposição de fotografia, realizada pela associação «Um Quarto Escuro», com base na viagem ao Algarve, contida na obra Viagem a Portugal, de José Saramago, que permanecerá na Casa Grande durante o período em que ali estiverem os painéis.

fernando horta

A representar o município de Vila Real de Santo António esteve o vereador da cultura, Fernando Horta que qualificou a iniciativa como um eixo para o desenvolvimento e profundização da identidade dos três territórios municipais, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, em algo mais que simplificque e amplie a vida das pessoas que neles vivem, trabalham e disfutam.

Adriana Nogueira, diretora Regional de Cultura do Algarve, que salientou a importância para o conhecimento da obra do autor de se fazer o percurso da viagem no Algarve, a rota literária do autor na região.

Carlos Afonso, da associação «Um Quarto Escuro» afirmou que todos os fotógrafor leram o livro de Saramago, Viagem a Portugal, distribuiram os locais que o escritor assinalou na sua obra, o percurso, em numero que rondou os quarenta participantes, durante seis meses de 2022, escolhendo apenas, de entre todos os fotógrafos, uma fotografia por concelho, as que se encontram expostas, com a carecterística de lhes ter sido aplicado um «toque» de preto e branco.

José Luis Silva, fotógrafo na Oficina Municipal de Lepe, classificou a viagem que realizaram como muito apaixonante e afirmou que era ter «a sorte de poder ler Saramago, viajar com ele, viver os espaços, no instante em que ele os descreveu». Poder disfrutar foi, para os fotógrafos da sua Oficina, muito gratificante e agradeceu aos organizadores do «atrativo evento».

casa grande ayamonte

Diego Mesa, o escritor Ayamontino que deu origem a estas iniciativas na região algarvias ao escrever a «Viagem ao Algarve», aproveitando os itinerários e percursos algarvios descritos na «Viagem a Portugal» de José Saramago e membro da organização do evento.

Recordou que «Saramago, na sua Viagem a Portugal, dedica ao Algarve praticamente cem páginas do seu livro. «Parecendo-me que, vivendo aqui poderia fazer esse percurso. Já passaram muitos anos desde que ele ali esteve, pelo Algarve, Quando iniciei este trajeto, apercebi-me que teria sido impossível que este homem possa ter realizado a viagem em um dia e pudesse dizer que viu o que viu, é impossível, a dificuldade de encontrar uma ou outra igreja fechada ou não encontras a porta à qual tens de bater»

Esclareceu ter realizado o trabalho com uma enorme ilusão, disfrutei muitíssimo e publiquei um livro em espanhol que se chama «Viaje al sur de Portugal», mas na tradução, decidimos mudar colocando o título em Português «Viagem ao Algarve».

Diego Mesa, referindo-se ao encontro que estava a decorrer afirmou que a sua origem reside na frase de José Saramago, quando disse um dia que gostaria de se reunir com os seus leitores num único lugar, todos quanto ali possam caber e passar com eles um tempo. Relevou que era a primeira vez que participavam três bibliotecas

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×