Mundo Sociedade

Altruísmo que o Mundo necessita

María Elena Bottazzi
‎"Os executivos da Pfizer e da Moderna devem ser mais altruístas no cálculo de seus lucros"‎ - diz Elena Bottazzi.

A informação chega através de uma notícia e entrevista dada ao diário espanhol «El Paía» pela microbiologista hondurenha María Elena Bottazzi que decidiu oferecer ao mundo uma vacina livre de patentes contra o Covid-19. A Índia é o primeiro país a autorizar seu uso de emergência. ‎
María Elena Bottazzi é codirectora do «Centro de Desarrollo de Vacunas del Hospital Infantil de Texas (EUA)».

Num momento em que as receitas esperadas pelas multinacionais norte-americanas Pfizer e Moderna, além da alemã BioNTech, com as vendas das suas vacinas contra o coronavírus a chegaram a 62 mil milhões de euros em 2021, segundo ‎‎cálculo‎‎ do jornal ‎‎Cinco Días, citados pelo «El País», a microbiologista hondurenha propõe um retorno ao modelo de Salk (livre patente) e a sua equipa desenvolveu uma nova vacina que oferece ao Mundo.

‎Diz que a dela que é ‎‎”uma vacina para o mundo” e em breve espera-se a aprovação de países, como Indonésia, Bangladesh e Botsuana. A injeção, chamada Corbevax, é fabricada com um processo usado há décadas para a vacina contra hepatite B, por isso há muitos fabricantes capazes de torná-lo por pouco mais de um euro cada dose.

A eficácia da nova droga chega a 90% em relação ao coronavírus original, de acordo com ‎‎um comunicado‎‎ do Hospital Infantil do Texas, embora os detalhes dos ensaios ainda não tenham sido publicados. “Agora estamos confirmando a eficácia contra a variante ómicron, mas acreditamos que ela manterá uma boa proteção“, diz Bottazzi.‎

Leia aqui a entrevista completa publicada no «El País»

Etiquetas

FOZ - Guadiana Digital

pub.

Breves – Portugal

Constituído arguido no caso de Maddie McCann

O Ministério Público de Faro divulgou que constituiu arguido Christian Brücker, cidadão alemão que se encontra a cumprir na Alemanha, uma outra pena de prisão por tráfico de drogas por suspeita no caso do desaparecimento de Maddie McCann, a menina inglesa desaparecida no Algarve, em 2007.

Breves – Mundo

Motociclismo em Jerez

O Campeonato do Mundo de Motos regressa com o Grande Prémio de Jerez. A prova disputada ns Andaluzia será o primeiro dos quatro Grandes Prémios a realizar este ano em Espanha. Às 9:00 horas terá início a prova de Moto3.

A corrida de Moto2 começar às 11:20 horas. Para terminar, a proca principal rainha de MotoGP terá início às 13:00 horas.