Aquoponia é simbiose de plantas e peixes

Sistema de aquaponia com alfaces e ervas aromáticas.

A Aquoponia é um sistema de agricultura sustentável. Combina a criação de peixes em tanques com a produção de plantas em sistema hidropónico. A solução pode ser uma alternativa viável para a agricultura na região do Algarve, uma vez que aproveita a escassez de água e as condições climáticas favoráveis da região.

A água utilizada para a criação de peixes em tanques fica rica em nutrientes provenientes de suas fezes. É então utilizada como fertilizante para as plantas que são cultivadas em sistemas hidropónicos, nos quais as raízes das plantas ficam suspensas em uma solução nutritiva. Desse modo, a água é reciclada, reduzindo consideravelmente seu consumo.

Como a região do Algarve possui uma agricultura tradicionalmente baseada no uso intensivo de água e agroquímicos, a Aquoponia poderia ser uma alternativa sustentável e inovadora que contribuiria para a preservação dos recursos hídricos e para a produção de alimentos mais saudáveis. Além disso, poderia gerar novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento econômico para a região

Além de utilizar de forma mais eficiente a água, a aquaponia também possibilita a produção de alimentos de alta qualidade de forma sustentável. Os peixes fornecem proteínas e outros nutrientes essenciais, enquanto as plantas produzem uma ampla variedade de vegetais e ervas frescos. Esses produtos podem ser vendidos diretamente aos consumidores locais ou serem processados e comercializados em outros mercados.

Outra vantagem é a sua versatilidade. Esse sistema pode ser implementado tanto em pequenas e médias propriedades agrícolas como em espaços urbanos, como telhados de prédios ou ambientes internos. Isso permite um maior aproveitamento do espaço disponível, reduzindo a necessidade de grandes áreas de cultura.

./Facebook: Jorge Severino

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×