Baleia estava morta nos baixios e já foi removida

Baleia na ANG
Créditos da Foto: Lena Valério

A baleia encalhada nos baixios da praia de Santo António e avistada na manhã de terça-feira, estava morta e deu à costa, mobilizando meios humanos e materiais para a respetiva remoção da água, no Porto de Recreio de Vila Real de Santo António e com o auxílio do guindaste da Associação Naval do Guadiana.

A  baleia acabou por ser arrastada pelo vento forte de sudoeste,  durante a tarde e ficou encostada ao molhe que separa o rio Guadiana do areal, em situação de condições de segurança e meteorológicas adversas. 

A baleia, com cerca de 14 a 16 metros de comprimento e 20 toneladas, foi rebocada por um barco desde o pontão de Vila Real de Santo António, onde se encontrava na terça-feira ao final da tarde, para um local junto das instalações da empresa Nautiber e depois para a Doca de Recreio.

Foi necessária a intervenção de mergulhadores dos bombeiros de Vila Real de Santo António, que ataram cabos ao corpo da baleia para ser rebocada . Na operação foram envolvidas cerca de 20 efetivos da Polícia Marítima, da Estação de Salva-Vidas, da Capitania e do serviço de Proteção Civil de Vila Real de Santo António, além de elementos da Docapesca e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. 

 

 

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×