IVA sobre Airbnb e mais imposto em hotéis da Grécia

O Primeiro-Ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou que a “taxa de estadia”, cobrada aos hóspedes de hotéis na Grécia, será em breve aumentada. Durante o seu discurso na 87ª Feira Internacional de Salónica (TIF), no sábado, Mitsotakis delineou os objetivos do seu governo, concentrando-se nas medidas para ajudar os gregos afetados pelas recentes inundações na Tessália causadas pela tempestade Daniel.

Em vigor desde 1 de janeiro de 2018, a “taxa de estadia” é aplicada aos hóspedes de hotéis pela utilização diária de quartos em hotéis ou alojamentos (quartos/apartamentos para alugar). Esta taxa varia de 50 cêntimos nos hotéis de uma e duas estrelas a 4 euros nos hotéis de cinco estrelas.

Mitsotakis anunciou que os proprietários de três ou mais imóveis da Airbnb, a partir de 1 de janeiro de 2024, estarão sujeitos ao imposto sobre o valor acrescentado (IVA) e às taxas aplicáveis aos hotéis e quartos para alugar.

A cobrança de IVA sobre as rendas do tipo Airbnb na Grécia é um dos pedidos da Confederação Grega do Turismo (SETE) para garantir a equidade no setor do turismo. Representando a maioria das empresas turísticas gregas, a SETE tem vindo a pedir ao Governo que altere a lei que abrange as operações de aluguer de curta duração, a fim de proteger os hotéis que pagam impostos.

visto em TNews

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×