Laranja algarvia no mercado pode desaparecer

Pomares de Laranjas

As laranjas algarvias voltaram a aparecer nos supermercados, depois de um longo período de consumo de laranja sul africana, que, embora substituam, não são a mesma coisa para o paladar de quem gosta deste fruto sumarento.

Desta feita, os produtores de laranja algarvia, em especial os da região de Silves, desesperados com a falta de água, estão a alertar sobre a possibilidade de desaparecimento da cultura de citrinos. Não sabem como podem sobreviver a cultivar uma planta que é de regadio, obrigatoriamente de água e é o ex-líbris deste território.

O perímetro agrícola de Silves, Lagoa e Portimão tem 90% dos seus terrenos agrícolas dedicados à produção de citrinos e 50% da produção portuguesa é cultivada em Silves. Em plena colheita, há seca severa, devido à ausência da precipitação necessária nos últimos três anos e até à poupança forçada, na distribuição da água.

O risco de escassez tem consequências na subida do preço e na diminuição da exportação e, no mês de novembro, no Arade estava-se a 14,9% da reserva, em Odelouca 24% e no Funcho a 33%, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos

Depois deste calor anormal na quadra natálícia, está a ser anunciada a formação de um rio atmosférico, mas, na observação prevista do seu desenvolvimento, apenas afetará a região Norte.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×