foz-destaques Território

Mais de 36.000 na Ciclovia das Lezírias em 2021

Ciclovia da Lezíria
A «Ciclovia da Lezíria», na lateral poente da E.N. 122 entre Castro Marim e a Ponte da Barquinha recebeu, segundo nota do município de Castro Marim 36.292 pedestrianistas durante o ano de 2021.

A autarquia considera que este número de utilizadores «reflete o grande aporte social e turístico que o investimento traz à região».  Foi possível apurar este valo através da instalação de um sistema de monitorização que contabiliza os utilizadores pedestrianistas, instalado pela Associação Odiana, de base territorial. Porém o mesmo sistema não se encontra habilitado para apurar o número de ciclistas que transitam na mesma via e se calculam na ordem das centenas .

Pa a autarquia, a ciclovia, além de permitir «uma ligação sustentável da vila castro-marinense à cidade pombalina, a apenas 3km de distância, «oferece uma vista deslumbrante para a Reserva Natural do Sapal e é o primeiro troço de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental que o Município de Castro Marim promove como Triângulo Verde». 

Este triângulo abarca os trajetos Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde, cuja segunda fase Castro Marim – Praia Verde deverá avançar já este ano, uma empreitada estimada em cerca de 850.000,00+IVA, enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, cofinanciada a 50% pelo FEDER, no âmbito do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável).

A obra será ainda objeto de candidatura ao Empréstimo Quadro do BEI e a sua criação está integrada num projeto de valorização da rodovia (E.N. 125-6), nomeadamente no alargamento e repavimentação e na melhoria da drenagem.

A ciclovia que fechará o circuito do Triângulo Verde é a de Vila Real de St. António até à Praia Verde, um troço da Ecovia do Litoral e do EuroVelo, promovida pela CCDR – Algarve e pela AMAL.

A sublinhar ainda a parceria transfronteiriça em curso, para a candidatura de um troço da Ciclovia Paco de Lucía, que irá ligar a sede do concelho ao Monte Francisco, à Junqueira, à sede da Reserva Natural e a Ayamonte, através da Ponte Internacional do Guadiana.

FOZ - Guadiana Digital

pub.

Breves – Portugal

Constituído arguido no caso de Maddie McCann

O Ministério Público de Faro divulgou que constituiu arguido Christian Brücker, cidadão alemão que se encontra a cumprir na Alemanha, uma outra pena de prisão por tráfico de drogas por suspeita no caso do desaparecimento de Maddie McCann, a menina inglesa desaparecida no Algarve, em 2007.

Breves – Mundo

Motociclismo em Jerez

O Campeonato do Mundo de Motos regressa com o Grande Prémio de Jerez. A prova disputada ns Andaluzia será o primeiro dos quatro Grandes Prémios a realizar este ano em Espanha. Às 9:00 horas terá início a prova de Moto3.

A corrida de Moto2 começar às 11:20 horas. Para terminar, a proca principal rainha de MotoGP terá início às 13:00 horas.