Máquinas e Mentes com a IA na Universidade do Algarve

Inteligência artificial e redes neurais futuristas digitalizadas.

As XVIII Jornadas CIAC realizam-se no dia 1 de março, pelas 9h30, no auditório 1.4 do Complexo Pedagógico, do Campus da Penha, Universidade do Algarve e o debate sobre a relação entre as mentes humanas e o estado de desenvolvimento da inteligência artificial será uma das temáticas importantes.

Geraint Wiggins, da Queen Mary University of London, Inglaterra, e da Association for Computational Creativity, será um dos palestrantes com «Inteligência Artificial, cultura e criatividade: oportunidades para o futuro»; Ana Viseu, da NOVA FCHS, falará de «IA, Dados e a Questão da Aumentação Humana» e Joana Pestana, da Interactive Technologies Institute (ITI) – LARSyS, que apresentará «Conversas à distância com o mais-que-humano».

Esperam-se os habituais painéis dedicados à investigação e projetos acolhidos pelo Centro. Serão apresentadas comunicações sob o chapéu da Média Arte Digital e da Comunicação, com trabalhos de alunos do mestrado em Comunicação e Medias Digitais, bem como do Doutoramento em Média-Arte Digital.

Contam também um painel sobre Comunicação e Ficção, bem como uma mesa-redonda com alunos do mestrado em Processos de Criação. O programa das Jornadas termina com convidados vindos da Universidade Presbiteriana de Mackenzie (São Paulo), que irão apresentar uma parceria entre Brasil e Portugal, no âmbito do ensino e investigação em comunicação e cultura.

O mote do encontro mantém-se, reunir os investigadores e colaboradores do CIAC, juniores e seniores, para um dia de partilha, problematização e discussão de projetos, publicações, metodologias, conceitos e caminhos.

A participação no evento é gratuita e confere direito a certificado de participação.
A iniciativa é financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto “UIDB/04019/2020”.

Nota: A foto é resultante de um pedido de auto retrato, feito ao ChatGPT-4: «Aqui está o auto-retrato concebido para representar como me vejo, desenhado para ser apresentado publicamente em debates sobre inteligência artificial. Este retrato busca capturar a essência de uma interface de IA sofisticada e neutra, simbolizando as minhas capacidades e o meu papel como ferramenta de empoderamento e compreensão no contexto das discussões sobre IA».

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×