Algarve Economia foz-destaques

Messines terá um grande amendoal

Um casal de jovens engenheiros mandou plantar um novo amendoal com a extensão de vinte e oito hectares (equivalente a 28 campos de futebol) perto da Senhora da Saúde, no Monte de São José, freguesia de S. Bartolomeu de Messines.

Para Maria João Falcão Silva, natural de Lisboa, mas com origem materna em família bastada na freguesia, será possivelmente e no momento o maior do Algarve, disse ao jornal Terra Ruiva. A exploração do amendoal estará a cargo da empresa Casa Agrícola Noutel, Lda, que detém com o marido, desde 2015.

A plantação de um pomar em regime intensivo e sistema de regadio de amendoeiras, em produção integrada, visa aproveitar as oportunidades de mercado para a amêndoa, porque não apenas o mercado tem possibilidade de absorver mais como se verifica um aumento do consumo mundial e pelo facto de existirem em Portugal algumas associações que garantem o escoamento comercial, tornam a produção de amêndoa uma atividade economicamente interessante.

O projeto está financiado pelo PDR2020 (Plano de Desenvolvimento Rural 2014-2020) no âmbito da Operação 3.1.1. Jovens Agricultores – Primeira Instalação e da Operação 3.2.1.

O Investimento na Exploração Agrícola, foi aprovado em dezembro de 2016, com um custo de cerca de 400 000 €, acrescidos de IVA. A primeira colheita está prevista para2021, sendo o escoamento pela Organização de Produtores onde Casa Agrícola Noutel se encontra inscrita.

Fonte: Terra Ruiva

%d bloggers like this:
x Logo: Shield
Este Site é Protegido Por
Shield