Polo Tecnológico em Portimão

polo tecnolõgico ualg parkalgar

A Universidade do Algarve (UAlg), desenvolverá, em parceria com o Autódromo Internacional do Algarve, um campus universitário em Portimão.

Projeto estruturante, considerado de elevadíssima importância para a Universidade do Algarve, contribuirá com uma maior relação da instituição com o território, neste caso a Barlavento. O polo há de permitir a transferência de conhecimentos e contribuir para que a região consiga mais emprego qualificado.

No final do próximo ano 2023, provavelmente estará concluída a estrutura física, podendo receber empresas no ano seguinte, 2024, para interagirem com Universidade e a Parkalgar e o conjunto de serviços prestados.

A Parkalgar é empresa proprietária do Autódromo Internacional do Algarve e vai avançar com a última componente do seu projeto, a construção de um polo tecnológico, tendo dado o primeiro passo em 26 de agosto, com a apresentação de uma parceria com a Universidade do Algarve. Está, assim, constituída a Associação Parque Tecnológico do Algarve CELERATOR, que vai construir instalações, com 2.000m2 de área, compostas por laboratórios e centros de ensaios.

É neles que serão desenvolvidas atividades de investigação, pesquisa, desenvolvimento e implementação de soluções energéticas, aplicáveis aos transportes, com e sem sistemas híbridos de energia acoplados, e à mobilidade bem como de pilhas de combustível em meios de transporte convencionais. A ideia é a investigação e desenvolvimento de unidades para a reciclagem, com reutilização maximizada de baterias elétricas automóvel em fim de vida.

As futuras instalações podem vir a ter condições técnicas do mais evoluído que há no mundo para que se possa testar componentes, combustíveis, formas de combustão e veículos autónomos, o que vai fazer com que os caminhos futuros para a mobilidade e sustentabilidade passem por Portimão.

Para a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, o projeto começa da melhor forma, é importante para o Algarve e o país”. É equipamento consensual na região e que foi votado na associação de municípios, AMAL, como um dos mais relevantes.

Este polo terá um investimento de 7.278.900,00 €, com cerca de 55% da verba, 4 milhões de euros, garantida através do programa comunitário FEDER, gerido na CCDR Algarve.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×