Eurocidade do Guadiana
Eurocidade foz-destaques Guadiana

Primeiro destino acessível Ibérico transfronteiriço

Eurocidade com praias acessíveis na FITUR

Predif e Accesible Portugal apresentam amanhã na FITUR a Eurocidadede Guadiana como o primeiro destino acessível e transfronteiriço da Península Ibérica, conformando os três municípios que a integram, Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Durante mais de um ano estes destinos avaliaram os recursos públicos eprivados, bem como desenvolveram um processo de formação e assessoria a empresários e às próprias administrações para a melhoria das condições no destino.

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial que tem por nome Eurocidade do Guadiana, onde participam os três municípios, conta com o apoio da Predif e da Accesible Portugal para adaptar o destino turístico a todos os visitantes com necessidades especiais. Na primeira etapa, para além da assessoria e formação foi avaliada quase uma centena de recursos e a respetiva incorporação na plataforma Tur4sll.

Cerca de 80 recursos turísticos são susceptíveis de obter o certificado de acessibilidade nos próximos meses, sendo de destacar serviços de hotéis, restaurantes, hostels, transportes, mercados e experiências de tempos livres que pressupõem um importante atrativo para desfrutar deste destino transfronteiriço. Têm também certificado acessível praias, miradouros turísticos ou terminais de transportes.

Estes projetos tem contado com apoios de fundos europeus FEDER e Interreg Espanha-Portugal.