Vila Real de Santo António faz 246 anos

homenageados

Amanhã, dia 13 de Maio, data do aniversário do seu mentor e fundador, o Marquês de Pombal, o município de Vila Real de Santo António comemora a Fundação, em 1776, e homenageia Alfredo Graça, Fernando Reis e Jorge Dourado.

Alfredo Graça foi presidente da câmara municipal faleceu em 14 de dezembro passado, com com 83 anos, tendo exercido o cargo de janeiro de entre 1980 e 1985, eleito pela coligação APU, entre o Partido Comunista Português (PCP), do qual foi militante até ao fim da vida, e o MDP/CDE. Antes da sessão, às 09:30, a fotografia de Alfredo Graça será finalmente colocada na galeria de presidentes, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Fernando Reis, foi diretor do Jornal do Algarve, entre 1983 e os primeiros dias de dezembro de 2021, e será agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pelos serviços de excelência que prestou à comunidade. Fernando Reis era o diretor do Jornal do Algarve, cuja sede se encontra situada em Vila Real de Santo António, cargo que exerceu ao longo de cerca de quatro décadas, desde 1983. Fernando Reis era licenciado em História na Universidade Clássica de Lisboa em 1980, foi professor da Escola Dom José I, em Vila Real de Santo António, tendo lecionado também nas escolas preparatória e secundária de Loulé. Decana do jornalismo algarvio, era um regionalista convicto e destacou-se como dirigente da Associação de Defesa do Património Pombalino de Vila Real de Santo
António.

Jorge Dourado, médico, receberá a Medalha de Mérito Profissional pelos serviços de exceção que prestou, enquanto médico de família, no Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, uma vida inteira dedicada à saúde pública, motivo da homenagem que praticamente todos consideram em Vila Real de Santo António como justa e merecida. Entre os homenageados é o único que poderá estar presente a assistir.

O Dia da Cidade começa às 08:00 horas , com a alvorada, seguido do habitual hastear das bandeiras com a participação da Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António às 09:00 horas, na Praça Marquês de Pombal.

Durante a manhã, será inaugurado um um painel evocativo a homenagear o coronel Francisco de Mendonça Pessanha Mascarenhas, primeiro governador de Vila Real de Santo António.

Âs 18:30 são recriadas as “Danças e Contradanças”, que animaram a noite do 13 de Maio de 1776, durante as primeiras festividades da fundação de de Vila Real de Santo António e em vários locais da Praça Marquês de Pombal e da Avenida da República.

Ana Bacalhau, vocalista da banda, Deolinda, sobe ao palco da Praça Marquês de Pombal para um concerto a solo,

foto dos homenageados : Jornal do Algarve

XYZ WP Insert Code Snippets Powered By : XYZScripts.com