foz-destaques Guadiana

Pode cair chuva ácida na Península Ibérica

Vulcão de La Palma
Na sequência da erupção do vulcão de La Palma, uma chuva tóxica e corrosiva pode cair sobre algumas áreas do leste da Península Ibérica e existe para essa área previsão de chuva para amanhã.

O mapa mostrado pela RTVE, televisão espanhola, apresenta Portugal na mancha praticamente a verde, como longe da ameaça. Já em a área do Baixo-Guadiana encontra-se muito próximo do perigo, em amarelo claro.

O vulcão atingiu a sua fase mais explosiva a erupção pode durar, segundo as últimas estimativas dos vulcanólogos, entre 24 a 84 dias. A lava, que de início avancou a 700 quilómetros por hora, agora está a apenas 15 km/h, e novas previsões apontam para a chegada ao mar perto das 20:00 horas de hoje.

Recoda-se que se trata de uma estimativa. Cada um dos braços de lava, que se elevam e acescorrem das nove bocas já abertas pelo vulcão, come, à passagem, árvores e casas da forma inexorável.

Moradores das zonas por onde a lava escorreu estão a ser autorizados a passar 15 minutos nas suas casas, para recolher pertences que considerem indispensáveis ao prosseguimento da sua vida futura, nomeadamente documentação.

A situração continua a gerar grandes dramas pessoais e o número de desalojados subiu a mais de 6.000.

pub.

Autárquicos

Classificação

Classificação

X