Recolha de dados da iris suspensa

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ordenou a suspensão, no território nacional, da recolha de dados biométricos da íris, dos olhos e do rosto realizada pela Worldcoin Foundation.

A CNPD quer salvaguardar o direito fundamental à proteção de dados pessoais, em especial dos menores, segundo anunciou, tendo ordenado à empresa responsável pelo tratamento dos dados para proceder, no prazo de 24 horas, à limitação temporária da recolha de dados biométricos, pelo período de 90 dias, até a CNPD concluir a sua averiguação e emitir decisão final.

A Worldcoin Foundation e uma empresa fundada por Sam Altman da Open AI, dono do Chat GPT, e está em muitos centros comerciais do país a recompensar os clientes com 10 moedas digitais, cerca de 70 euros, pela leitura da íris, o dado mais distintivo do ser humano.

A adoção desta medida provisória urgente apaerece na sequência de largas dezenas de participações recebidas na CNPD no último mês, dando conta da recolha de dados de menores de idade sem a autorização dos pais.

A empresa diz cumprir a lei e está em total conformidade «com todas as leis e regulamentos que regem a recolha e transferência de dados biométricos, incluindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa», segundo o seu responsável na área.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×