Só para países que respeitem o Estado de Direito devem ter direito a fundos

Parlamento Europeu

De acordo com uma estatística efetuada pelo Eurobarómetro, 91% dos portugueses consideram que a concessão de fundos europeus deve ser subordinada ao respeito do Estado de direito e princípios democráticos, acima da média europeia de 81%.

Revela também que 75% dos portugueses e 60% dos europeus esperam que os projetos NextGenerationEU ajudem o seu país a superar os danos económicos e sociais provocados pela pandemia; 41% dos europeus (e 36% dos portugueses) questionam a capacidade do governo de utilizar os fundos de forma adequada; 53% dos europeus têm uma imagem positiva da União Europeia e apenas 19% têm uma imagem negativa. 82% dos portugueses têm uma imagem positiva da UE.

Eurobarómetro mostra que quatro em cada cinco europeus consideram que apenas os países que respeitem o Estado de direito devem receber os fundos de recuperação e, nesse contexto o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, aformou: «O Parlamento Europeu tem sido claro: os fundos de recuperação não devem ir para governos que não respeitem os valores democráticos ou o Estado de direito. Este inquérito confirma que uma esmagadora maioria dos europeus concorda. Quem desrespeita sistematicamente os valores europeus, não deve esperar fundos europeus».

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×